segunda-feira, 22 de novembro de 2010

O SPORRAN

O sporran usado como modelo é  feito de crina de cavalo. Cantle  o verde representa o "Emerald Green Isle of Ireland." A harpa foi escolhido porque é o emblema nacional da Irlanda.  

Para contar a história da harpa irlandesa é contar a história do povo irlandês. Lenda diz que a Primeira Harpa  era de propriedade de Dagda, um chefe entre os Tuatha De Danaan. O Tuatha De Danaan, foi uma antiga raça de guerreiros da mitologia irlandesa.   Durante uma guerra com os Fomorianos, os deuses gauleses do frio e da escuridão, a harpa foi roubada, mas mais tarde foi recuperada por Lugh e Ogma, dois deuses gauleses. Quando a harpa foi devolvida, ele teve a capacidade, quando tocada, para chamar o verão e o inverno. Então, quando Dagda tocou a harpa, que ele poderia produzir uma melodia tão pungente, que faria sua platéia chorar, um ar tão alegre que iria fazer todos sorrirem, ou trazer um som tão tranqüilo que iria embalar todos os que ouviam um sono profundo. Assim, a harpa se tornou o distribuidor de tristeza, alegria e descanso.
Começando no início de 1500 música de harpa era um componente fundamental da identidade nacional irlandesa e um ponto focal de rebeliões. Como resultado, a monarquia britânica levou um grande interesse na eliminação da harpa . Em 1650, Oliver Cromwell ordenou que todas as harpas em todo Irlanda teriam que ser destruídas. Posteriormente, a Rainha Elizabeth I ordenou que todas as pessoas que tocavam harpa para ser executado ", harpistas Hang, onde encontraram, e destruiram  seus instrumentos."  

A harpa é um símbolo nacional da Irlanda e ainda pode ser visto na etiqueta do Guinness.

A origem do sporran remonta ao século 14 e anda de mãos dadas com o kilt. Desde o kilt não veio com a conveniência de bolso, uma bolsa de couro se tornou um meio útil de manter unida itens valiosos como dinheiro, comida, ou balas de mosquete. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário